Skip to main content

Blog

5 dicas para dominar a gestão financeira do seu negócio

Dentre as muitas atribuições necessárias para um negócio funcionar corretamente, a gestão financeira é uma das mais importantes. É essa gestão a responsável por identificar problemas e fazer planejamentos para que o negócio possa se manter o mais saudável possível. Muitos empresários, entretanto, encontram problemas tentando entender como dominar a gestão financeira dos seus negócios, o que pode prejudicar todos os resultados. Para evitar que isso aconteça com seu negócio, confira cinco dicas para dominar a gestão e obter melhores resultados!

Tenha um bom planejamento financeiro

Para dominar a gestão financeira do seu negócio, o primeiro passo é ter um bom planejamento financeiro. Esse planejamento deve estar diretamente relacionado aos objetivos de negócios e deve contemplar, por exemplo, quais serão os investimentos e como eles serão feitos.

Considerar a situação do mercado e registrar as operações financeiras também é importante para que se tenha uma visão geral e completa de como a empresa opera. Neste post, você confere quatro dicas para fazer o seu planejamento financeiro.

Otimize o fluxo de caixa

Já o fluxo de caixa diz respeito à situação financeira da empresa dentro de um determinado período. Para a utilização dessa ferramenta, é preciso considerar vendas e compras à vista e a prazo, despesas fixas e variáveis, pagamentos a receber e pagamentos que devem ser feitos.

Com isso, é possível, inclusive, criar uma projeção de fluxo de caixa. Ao fazer isso, você tem a exata noção de quanto sua empresa precisará receber dentro de um determinado período para cobrir os custos já planejados, por exemplo. Esse tipo de projeção também facilita a tomada de decisão, como a realização ou não de um investimento.

Baixe nosso material gratuito e tenha mais informações sobre como elaborar um bom fluxo de caixa para a sua empresa.

Use o Demonstrativo de Resultados Empresariais (DRE)

O Demonstrativo de Resultados Empresariais (DRE) é uma ferramenta que apresenta, em forma de relatório, quais são os lucros líquidos reais da sua empresa. Com isso, é possível fazer uma análise mais simplificada e mais direta para descobrir se o seu negócio está saudável ou não.

Assim, utilizar o DRE como parte da gestão financeira é importante, porque nem sempre um grande volume de vendas significa lucro, já que os custos de produção podem estar mais caros do que o custo de venda, por exemplo. Ao utilizar o DRE, situações como essa podem ser identificadas e corrigidas.

Faça análises periódicas

As ferramentas da gestão financeira não devem ser realizadas em um momento e serem revistas somente após o prazo determinado. Na verdade, é muito importante fazer análises periódicas de resultados para que seja possível tomar uma ação rápida caso seja necessário.

Se a empresa em um determinado período começa a apresentar uma queda muito acentuada do lucro líquido, por exemplo, é necessário tomar uma atitude de maneira a evitar que os danos sejam ainda maiores. Para isso, vale dizer, é que servem as análises periódicas de resultados.

Conte com um software de gestão

Para dominar a gestão financeira do seu negócio, é preciso simplificar e, para isso, é necessário vencer a barreira da complexidade oferecida pelos processos manuais. Por isso, é altamente benéfico contar com um software de gestão porque, desse modo, todos os dados estarão centralizados e disponíveis para análises financeiras importantes.

Além disso, o uso de um software de gestão faz com que haja mais confiabilidade sobre os dados e torna todos os processos mais rápidos e mais relevantes.

Dominar a gestão financeira do seu negócio é tomar as rédeas do seu empreendimento e saber exatamente qual a sua saúde financeira. Para isso, planejamento financeiro, fluxo de caixa, DRE e análises periódicas são altamente relevantes. Um software de gestão, por sua vez, ajuda tudo a ser realizado de maneira mais fácil.

Como você realiza a gestão financeira do seu negócio? Quais são suas dúvidas? Não deixe de comentar e aproveite para conferir como um sistema de gestão ajuda a otimizar a gestão financeira da empresa.

CTA - Blog - Gestão Financeira

Deixe seu comentário