Skip to main content

Blog

Como o B.I pode melhorar a gestão financeira da empresa?

O Business Intelligence (B.I.), Inteligência Empresarial, em sua definição mais simples, é o processo de coletar, analisar e organizar os dados que são gerados em todas as transações e setores de um negócio, e compartilhá-los em contextos que façam mais sentido aos tomadores de decisão dentro da empresa, e em tempo real. Com o B.I, a gestão financeira da empresa em que você trabalha pode se tornar muito mais efetiva, aumentando os lucros, e consequentemente tornando a empresa mais competitiva.

Com a organização dos dados referentes às finanças, é possível fazer uma melhor prospecção dos resultados, e tomar decisões mais inteligentes para continuar crescendo. Veja algumas rotinas financeiras que podem ser otimizadas com a utilização inteligente dos dados:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é referente ao fluxo de dinheiro dentro da empresa. Nele devem estar contidos todos os gastos e movimentações financeiras de entrada e saída. Através da análise e organização destes dados com ferramentas e soluções de B.I é possível compreender melhor como o dinheiro está se movimentando, e buscar soluções para minimizar os gastos e maximizar os lucros.

Previsão orçamentária

Saber exatamente onde aplicar os investimentos, quando correr os riscos e ter uma previsão financeira dos ganhos e orçamentos para suprir a empresa em todos os seus setores também é crucial para sobreviver no mercado. Esta previsão pode ser mensal, trimestral, anual, e assim por diante, conforme os interesses e tamanho do negócio.

A previsão orçamentária precisa ser a mais exata possível. Com os dados financeiros do negócio devidamente analisados e organizados, esta previsão se torna mais simples e eficiente, uma vez que os tomadores de decisão estarão mais cientes de toda a movimentação financeira dentro da empresa, e o que pode ser melhorado.

Credores e devedores

Os seus fornecedores, sejam eles de bens físicos, intelectuais ou financeiros, e os seus consumidores, são os seus credores e devedores. É preciso gerenciar adequadamente o fluxo de dinheiro no caixa vindo deles. Você precisa equilibrar os pagamentos e recebimentos de forma a tornar mínimas as diferenças de prazos. Se os dados referentes a estas transações estiverem em uma ferramenta inteligente para a gestão financeira, você conseguirá visualizar de forma simples e eficiente, a qualquer momento. Com estes dados será possível tomar decisões para minimizar o acúmulo de devedores, e manter as contas em dia.

Relatórios financeiros

Todas as rotinas listadas acima e as demais que envolvem a gestão financeira de uma empresa precisam ter suas informações coletadas e armazenadas em relatórios. Estes relatórios não precisam ser necessariamente incontáveis planilhas e documentos desorganizados que não fazem sentido. Com a ferramenta adequada ao seu negócio, e inteligente para organizar todos estes dados, eles podem ser entregues de maneira mais coerente, para servir de fato à tomada de decisões dentro da empresa.

Como vimos, o Business Intelligence (B.I) pode ser um aliado para tirar o melhor proveito da grande quantidade de dados gerada nos processos financeiros de um negócio. O processo de analisar os dados de um negócio, se não for realizado com o auxílio de uma ferramenta inteligente para tal, se faz muito custoso e por vezes impossível conforme o negócio e magnitude. Não deixe de buscar soluções assim para o negócio no qual você está inserido.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos. E se você tem sugestões de como o B.I. pode auxiliar na gestão financeira, compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Veja também:

Agora que você já sabe a importância de analisar constantemente os dados referente a gestão financeira da sua empresa, entenda como você otimizar estas rotinas financeiras utilizando um sistema de gestão.

CTA Blog

Deixe seu comentário