Skip to main content

Blog

Entenda a relação entre Precificação de produtos e Controle de Qualidade

Precificar um produto significa determinar qual é o seu valor de mercado. Como a maioria das empresas encontra na venda de produtos a sua maior fonte de receita, a precificação tem um impacto muito grande nos resultados do empreendimento.

Nesse sentido, um dos fatores que mais influência a precificação é o controle de qualidade. Dependendo de sua atuação, o processo de precificar um produto pode se tornar ainda mais vantajoso e conveniente para o negócio.

A seguir, entenda qual é a relação entre a precificação de produtos e o controle da qualidade.

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade consiste no acompanhamento contínuo dos processos e seus resultados, visando a qualidade esperada pela empresa e também pelos clientes. Por meio da identificação de oportunidades e desvios dos níveis esperados essa gestão estabelece melhoras que fazem com que a qualidade de um produto ou serviço aumente.

Essa gestão tem direta influência na precificação de produtos porque é preciso levar em consideração os custos diretos e indiretos, além do que é percebido pelo cliente. Vale a pena salientar que uma gestão de qualidade não se faz sozinha. Para um sucesso significativo, é preciso a colaboração estratégica de todos os funcionários da empresa.

Como fazer a precificação certa de um produto?

Por falar em precificação, para ser feita da maneira correta ela precisa levar em consideração, inicialmente, todos os custos envolvidos no processo de produção. Esses custos incluem os custos diretos e também os indiretos. Dentre eles estão questões como obtenção da matéria prima, uso de insumos, de mão de obra e custos logísticos.

Também é preciso levar em consideração fatores relacionados ao mercado. Quanto maior for a oferta do produto, menor é o preço que pode ser cobrado. De modo oposto, quanto maior for a demanda por um item, maior é o valor da precificação.

Além disso, existe também uma diferença entre percepção de valor e o preço do produto. No geral, o valor diz respeito aos benefícios que o produto é capaz de oferecer para o cliente. Quanto mais valor é percebido pelo cliente, maior pode ser o preço a ser cobrado pelo item.

 

Como a gestão da qualidade interfere nessa questão?

A gestão da qualidade influencia diretamente a precificação do produto porque ela modifica os parâmetros tanto dos custos diretos e indiretos como também do valor em si a ser percebido pelos clientes.

Em relação aos custos diretos e indiretos, uma melhora na qualidade de processos e de atuação em geral faz com que ocorram menos perdas e retrabalhos. Isso eleva a produtividade e o aproveitamento de recursos, reduzindo os custos.

Além disso, a melhora nos processos também faz com que o produto final seja melhor e ofereça mais qualidade. Com mais qualidade, existe também mais valor a ser percebido pelo cliente e, portanto, maior pode ser o preço a ser estabelecido para o produto.

Qual a relação entre precificação, qualidade, custos diretos e indiretos?

A relação entre precificação, qualidade e custos diretos e indiretos é total, já que todos esses fatores influenciam em qual será o preço final do produto. Quanto maiores são os custos diretos e indiretos, maior é o preço final do produto e menor é a sua competitividade.

Por outro lado, quando a gestão da qualidade atua de maneira correta, ela consegue diminuir os custos diretos e indiretos. Mais do que isso, ela também eleva o padrão dos produtos, levando a uma percepção mais positiva e com mais valor agregado. Com isso, a precificação passa a dispor de preços que podem ser mais elevados ou então que podem ser mais baixos em troca de competitividade no mercado.

Sem o controle da qualidade, a precificação fica mais limitada pelos custos diretos e indiretos e não consegue garantir que o negócio seja ao mesmo tempo rentável, lucrativo e competitivo. Assim, o controle da qualidade é indispensável para assegurar que a precificação seja feita de maneira mais prática, conveniente e estratégica para os negócios.

E ai, você entendeu a relação entre precificação de produtos e controle de qualidade? Tem alguma dúvida ou dificuldade sobre o assunto? Deixe um comentário para gente!

Deixe seu comentário