Skip to main content

Blog

Tamanho da empresa e sucesso do B.I: entenda a relação

Gestão Empresarial 29.07.2015 5 minutos de leitura Voltar
Tamanho da empresa e sucesso do B.I: entenda a relação| Brasão Sistemas

As prioridades e formas de organização de uma empresa vão sempre variar de acordo com o seu tamanho. Ele pode afetar — e muito — a implementação, uso, metas e sucesso do B.I (Business Inteligence, ou, em português, Inteligência de Negócios), ou de qualquer outro software de gestão. É importante saber que, em todos os níveis, o B.I pode ser uma ferramenta muito eficiente, que traz resultados positivos para o negócio. Para que isso aconteça, o essencial é saber planejar bem sua implantação e uso, sempre levando em conta o tamanho da organização. Veja mais sobre o assunto:

Tipos de função

Os relatórios gerados para cada área terão maior ou menor destaque de acordo com o tamanho da empresa e o foco no uso do B.I. Áreas como Vendas, Finanças, Orçamentos, Serviços, Compras, Estoques, Produção, Custos, Qualidade, Controladoria, RH, etc, podem ter seus dados e informações integradas pelas ferramentas do B.I. Para empresas que possuem maior quantidade de dados a serem analisados, lidar com softwares de gestão empresarial é usual, e geralmente ocorre para todas as áreas individualizadas, resultando em cortes de custos bastante significativos. Em empresas menores, o foco muitas vezes é em áreas mais simples (como Vendas), onde o sucesso do B.I pode ser observado no curto prazo, e influenciar rapidamente o fluxo de caixa. O uso de um software também traz benefícios significativos.

Foco dos usuários

Em empresas de qualquer tamanho, os funcionários que mais fazem uso dos relatórios gerados por B.I são usualmente gerentes com cargos superiores, uma vez que precisam ter controle das informações de maneira geral, e podem fazer isso de forma muito mais prática com os dados unificados. Nas organizações maiores, que delegam decisões e costumam também trabalhar com gerências menores, o B.I também é implementado em unidades menores. Nas empresas pequenas, o B.I muitas vezes tem uso direto para os clientes, já que os negócios realmente enfrentam maior volatilidade por influência do consumidor final.

Objetivos

O uso da tecnologia na gestão de negócios é uma prática cada vez mais comum por seus resultados evidentes em eficiência. Algumas vantagens do uso de softwares de gestão e B.I são o monitoramento mais eficiente, gestão prática e objetiva, revisão de práticas, análise rápida de resultados e consolidação de informações, dentre muitas outras. Porém, os objetivos no uso também se destacam de acordo com o tamanho da empresa. As empresas menores buscam principalmente aumentar as vendas, buscando resultados pragmáticos para o uso do B.I — aumentar o fluxo de caixa é essencial para permitir o crescimento da empresa. À medida que são maiores as empresas, cresce proporcionalmente a importância da eficiência operacional, já que é nesse tipo de melhorias que encontram campo para expandir — usualmente, medidas para aumentar as vendas já foram feitas.

Incorporação

Quanto à penetração do uso do B.I entre os funcionários, empresas em ambos os extremos de tamanho se beneficiam. As empresas menores, por terem menos funcionários, podem ampliar o acesso simplesmente por escala — já que tem menos funcionários, é mais fácil atingir a todos. As empresas maiores, por sua vez, apesar de terem um número muito maior de empregados, possuem recursos abundantes. Apesar disso, por abrangerem mais áreas, nem em todas o uso do B.I é necessário, e sua presença geral costuma ser menor.

Atualmente, o uso da tecnologia nos processos de tomada de decisão é praticamente essencial. Para empresas de qualquer tamanho, softwares de gestão podem ter um impacto relevante e positivo no aumento da eficiência e produtividade. Baixe nosso guia para escolha do Sistema de Gestão ideal e veja como este material pode auxiliar a implementação na sua empresa.

É muito importante manter em mente que o sucesso do B.I depende no planejamento cuidadoso, considerando o tamanho e demandas específicas da empresa. Ter esses fatores bem articulados é sem dúvidas um passo a mais no caminho de sucesso da empresa. Conheça nossa solução de B.I e melhore os processos na empresa onde você trabalha! Sua empresa já usa esse tipo de tecnologia? Como ela é implementada? Comente e compartilhe sua experiência!

Veja também:

Saiba como o Business Intelligence pode melhorar a gestão financeira na sua empresa e como utilizar a tecnologia para otimizar o estoque!

CTA - Blog

Deixe seu comentário