Skip to main content

Blog

Como o ERP aumenta a produtividade dos colaboradores

Como o ERP aumenta a produtividade dos colaboradores

A maioria dos empreendedores considera sua equipe o grande segredo de seu sucesso. Mas no mundo altamente competitivo de hoje, muitas empresas mudaram a ênfase em somente adicionar mais funcionários à equipe para a busca de maneiras significativas de potencializar a produtividade do time. E isso é exatamente o que um Planejamento de Recursos Corporativos (ERP) faz: ele amplia a capacidade dos funcionários, fornecendo-lhes informações oportunas em tempo real. Saiba mais como um ERP vai aumentar a produtividade na empresa em que você trabalha!

Desenvolva novos produtos e lançamentos

Novos produtos são introduzidos mais rapidamente e de forma mais eficaz quando sua equipe possui mais informações e boas ferramentas de colaboração. A empresa vai poder avaliar o que está funcionando nos projetos e orientar melhor os colaboradores. Haverá a oportunidade ainda de gerir a propriedade intelectual de maneira integrada, reunindo os setores de vendas, marketing e as demais atividades da cadeia de abastecimento. A natureza integrada do ERP faz a partilha e a entrega de informações mais facilmente.

Tenha o produto certo na hora certa

O inventário, se for mal administrado, pode trazer grandes problemas para a empresa. Pode-se pecar pelo excesso, imobilizando o capital de giro da empresa à toa e desperdiçando a chance de investir em outros setores, ou pecar pela carência de produtos em relação às demandas de mercado, o que leva os clientes a procurarem a concorrência. Ferramentas de ERP promovem a boa visualização e o controle do estoque, minimizando o acúmulo no acervo da empresa ao número ideal para suas operações atuais.

Faça as tarefas corretas da primeira vez

Os sistemas de análise ERP podem oferecer uma boa visibilidade do desempenho e qualidade da cadeia de abastecimento e da produção, possibilitando alta qualidade nas diferentes etapas que a empresa satisfaz. O gestor poderá identificar problemas com antecedência e assegurar o uso eficiente de seus ativos de produção. Inclusive, de sua força de trabalho. Isso vai, inclusive, poupar muitas ações de retrabalho.

Interaja com mais eficiência com seus fornecedores

A visibilidade da cadeia de abastecimento reduz o tempo que seus colaboradores gastam para fazer pedidos e agilizar as matérias-primas de reposição. Os dashboards e kanbans eletrônicos vão automatizar a comunicação com seus fornecedores e eliminar boa parte da sobrecarga na burocracia de troca de mensagens. Com o acesso aos dados fundamentais de demanda e um bom cronograma, os parceiros de mercado podem responder mais rapidamente aos pedidos, de modo que você poderá liberar os funcionários mais rapidamente para fazer outras tarefas.

Que tal receber mais dicas para aperfeiçoar seu controle de estoque? Veja um material especial sobre isso neste link AQUI!

Faça um atendimento responsivo ao cliente

Com as informações de um sistema ERP, seus colaboradores podem resolver os problemas dos clientes mais rapidamente, muitas vezes logo na primeira chamada. Um ambiente de trabalho colaborativo pode abrir partes de seus sistemas para que os clientes usem diretamente. Ações de autoatendimento podem render enorme ganho de produtividade.

Veja relatórios financeiros e de gestão mais eficientes

Mesmo algo tão simples como fechar os livros contábeis mais rapidamente no final do mês ou trimestre pode ter um impacto profundo na empresa. O compartilhamento de informações, os relatórios integrados e a análise normalizada de dados podem eliminar a conferência repetida de seus registros. Isso quer dizer que seus colaboradores gastarão menos tempo para buscar o conjunto certo de números e lançamentos, e usar para cada ação decisória ou de planejamento.

Entenda como ter um controle financeiro de alto nível na sua empresa! Leia nosso material especial sobre fluxo de caixa e tenha uma gestão matadora!

Conquiste maior aproveitamento de seu departamento de TI

Quando seus sistemas anteriores e já ultrapassados forem eliminados, seu departamento de TI não vai precisar ficar frequentemente ocupado com operações de manutenção ou integração de dados. Uma solução ERP poderá fazer com que esses colaboradores gastem muito menos tempo, liberando a equipe de TI para se concentrar na melhoria dos benefícios globais de sua nova investida tecnológica.

Além de ajudar a melhorar a produtividade nas operações de rotina, um bom sistema de ERP poderá ser proveitoso para tornar sua organização mais bem administrada, além de perceber o potencial de seu negócio com mais precisão e gerenciar com qualidade a sobrecarga de tarefas de apoio. As tomadas de decisão críticas serão muito mais bem fundamentadas, colocando a visão de seus dados corporativos sob a mira também de sua equipe. Apoiar os afazeres de sua equipe em uma ferramenta poderosa como o ERP vai ainda entregar serviços de alta qualidade e com rapidez para os clientes da empresa. O que você está esperando para adotar um ERP em sua organização? Experimente gratuitamente o ERP Radar Empresarial e veja os benefícios na empresa onde você trabalha!

Deixe seu comentário