Skip to main content

Blog

O que um sistema ERP fará para o seu negócio?

Sistemas ERP

Ampliar a produtividade sem aumentar os custos de produção, acompanhar os avanços tecnológicos do mercado, reduzir o tempo de entrega de produtos, organizar o balanço financeiro, reduzir o estoque, administrar salários e diversas outras dificuldades, são alguns desafios do dia a dia de empresas de todos os portes.

Por diversas vezes, superar esses obstáculos requer mudanças de políticas e de procedimentos que podem ser alterados ou melhorados com a adoção de práticas automatizadas. Nesse ponto não basta apenas digitalizar a empresa com a utilização de softwares diferentes para cada departamento. Todos os setores devem atuar de forma integrada. E é aí que o sistema ERP atua, trabalhando para o aperfeiçoamento de vários pontos das empresas.

A seguir, confira o que um sistema ERP pode fazer no seu negócio!

1) Otimização de Processos

Pense: Como você registra, controla e processa as informações da sua empresa? Se cada departamento adota uma prática diferente, quando chegar na hora de cruzar as informações, a análise e a consolidação dos dados se tornaram demoradas e até sujeitas a erros.

Imagine, que o setor de vendas e a equipe responsável pelo estoque usem soluções diferentes para organizar a emissão de pedidos e a quantidade de produtos no depósito. Sem a integração dos setores, é possível que mais produtos sejam vendidos do que de fato sua empresa tem estocado. E isso prejudicará a área de produção, que terá de aumentar sua capacidade para que todos os pedidos sejam entregues a tempo, além de influenciar também o setor financeiro, que terá de alocar mais recursos para o pagamento de horas extras e compra emergencial para atender tal demanda. Ou seja, quando você tem vários sistemas sendo executados separadamente, a sua empresa sofre tanto com a perda de tempo como de dinheiro.

Ao otimizar os processos de todos os setores com a aplicação de um sistema ERP completo, o trabalho é integrado e todas as informações são registradas em um único lugar, facilitando o acesso aos dados do negócio como um todo. Uma solução ERP acaba com os problemas de informação, ajuda os colaboradores a tomarem melhores e mais ágeis decisões, além de permitir que o gestor tenha uma visão dos resultados consolidados da empresa, sendo fundamental para definir estratégias e adoção de novas medidas que visem o crescimento da empresa.

2) Gerenciamento Completo

Um sistema ERP trabalha com a utilização de módulos separados que interagem entre si. Esses módulos são espécies de programas de gestão em diversas áreas, sendo que cada empresa pode utilizar o módulo do seu interesse, personalizando o sistema de acordo com as suas necessidades.

Os módulos oferecem recursos para a gestão financeira, contábil, controle de estoque, folha de pagamento, controle de vendas, custos, produção, gestão da qualidade, dentre outras áreas. Dessa forma é possível fazer a gestão completa da empresa por meio de um único sistema e, ainda, padronizar e acelerar os procedimentos de todos os setores. Isso também acaba minimizando tempo em cada função, o que resulta em um aumento da produtividade, além de eliminar a possibilidade de erros causados por controles manuais.

3) Informações Relevantes

A sua empresa é uma fonte valiosa de informações que podem ajudá-la a crescer sempre mais. No entanto, estas informações precisam estar devidamente organizadas e acessíveis com rapidez, até porque o mercado está em constante mudança e é preciso acompanhá-lo. Um sistema ERP gera relatórios e apresenta métricas que auxiliam na tomada de decisões, no planejamento de novas estratégias e na adoção de tendências mercadológicas.

Relatórios sobre o cenário financeiro da empresa, por exemplo, permitem acompanhar o desempenho geral do negócio, visualizando, em tempo real, quanto seu empreendimento contribuiu para as receitas e o quanto consumiu de recursos em cada área. Nesse contexto, é possível observar como compreender o todo, possibilitando uma melhor avaliação das operações, tendências, produtividade das equipes e dos departamentos, todas informações importantes para a correta tomada de decisão.

4) Controle Tributário

Fazer parte do grupo de empresários no Brasil significa estar sujeito a regras, exigências e muita burocracia para enfrentar o furacão tributário brasileiro. Em 2014, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) retratou esse cenário desafiador em números. De acordo com uma pesquisa, desde a Constituição de 1988 foram criados no Brasil 4.960.610 normas para reger a vida no país. E somente o campo tributário recebeu 7% de todas essas novas exigências. Colocando isto em números absolutos, são 320.343 novas normas tributárias em menos de três décadas, o que resulta em uma média de 46 regras por dia no país. É uma realidade que obriga as empresas a destinarem muito tempo e trabalho para conhecerem e realmente entenderem esses princípios, a fim de adaptarem seus processos de gestão para o cumprimento dessas contantes mudanças.

Conviver com esse cenário não é tarefa fácil, representando um desafio constante a qualquer empresário. Somente ficar atento à divulgação dessas novas regras não é, infelizmente, o suficiente. Contar com aparatos tecnológicos é uma forma excelente para aumentar a eficiência dos controles internos de uma empresa. Um sistema ERP cria um ambiente em que é possível manter um arquivo com todas as informações necessárias para o bom funcionamento do negócio, além de desenvolver uma plataforma que se adapta à inserção de novas informações a respeito dessas mudanças tributárias. Estas informações passam a interagir e a se complementar, o que permite que as empresas se mantenham atualizadas e conectadas com as constantes mudanças no sistema tributário brasileiro. 

Em ERPs verticalizados, a empresa consegue apoiar seus clientes no atendimento a tributos específicos, facilitando a gestão integrada e o controle contábil e administrativo das organizações.

Como a sua empresa faz todo este gerenciamento atualmente? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para nós aqui em baixo!

Solicitar teste gratuito:

Solicite um teste gratuito do sistema ERP Radar Empresarial e veja como podemos ajudar a sua empresa a otimizar todos os processos, estar sempre atualizada as normas tributárias e ainda aumentar a produtividade:

Demonstração Radar Empresarial

Deixe seu comentário